top of page
Drummond_edited.jpg

Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade nasceu em 31 de outubro de 1902, na cidade de Itabira (MG), onde viveu até seus 18 anos. Quando a família se mudou para a capital do estado, Belo Horizonte, o jovem realizou seus estudos em farmácia, profissão que nunca exerceu. Foi no campo literário que o itabirano deixou o seu maior legado. Jornalista, poeta, contista e cronista, Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos principais poetas do modernismo brasileiro e também um dos autores brasileiros mais influentes do século XX.

São reconhecidas três ou quatro fases na literatura de Drummond, sob nomenclaturas diversas e de acordo com o viés de cada crítico. Cada uma dessas fases é marcada por características e temáticas que definem seu trabalho literário.

Entre suas obras mais famosas estão: "Alguma poesia" (1930), "Brejo das Almas" (1934), "Sentimento do mundo" (1940), "José" (1942), "A rosa do povo" (1945), "Novos poemas" (1948), "Claro enigma" (1951), "Fazendeiro do ar" (1955), "Vida passada a limpo" (1959), "Lição das coisas" (1962), Série "Boitempo" (1968-1979) e "As impurezas do branco" (1973).

Obras

Sobre o autor

Sobre o autor

Mapa mental

Mapa mental com as fases da poesia de Drummond.

Baixar

Apostila contém:

Links úteis

Links para esboços de aula, guia de estudos, sequência didática, entre outras elementos didáticos.

Baixar

Apostila contém:

Links úteis

Guia rápido para ler: Drummond

Baixar

Apostila contém:

Cecilia e Carlos Drummond : o ferro e as cidades

A partir da análise de três poemas, um dos romances de Cecilia, o "Romance II" e outros dois poemas de Drummond, os poemas "Itabira" e "Confidências do Itabirano" vamos analisar a representação do elemento ferro em cada um deles, apontando contradições e revelando similaridades.

Acessar

Atividade

Conteúdo:

As consequências de séculos de exploração

A partir da análise de dois poemas “A pulverização da Montanha” de Carlos Drummond de Andrade e “Romance V ou da destruição de Ouro Podre” , dois vídeos com entrevistas com o escritor e indígena Ailton Krenak e uma peça publicitária dos anos 1970, vamos entender como os desdobramentos de séculos de mineração promoveram inúmeras perdas humanas e sociais. Por fim, os alunos irão produzir uma redação do tipo ENEM.

Acessar

Atividade

Conteúdo:

"No meio do caminho" e as intenções de Drummond

Um dos poemas mais famosos de Drummond é aparentemente um dos mais simples de se compreender. Mas por que um texto tão enxuto e repetitivo é tão associado a uma poesia de qualidade? Esse breve artigo procura elucidar essa questão.

Acessar

Artigo

Conteúdo:

bottom of page