Fernando Pessoa
Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, Portugal, em 13 de junho de 1888, e ali viveu até completar 7 anos de idade. Mas, após a morte de seu pai, sua mãe casou-se novamente com outro homem, um cônsul português em Durban, na África do Sul. E foi para lá que nosso poeta se mudou, ainda criança, regressando ao seu país de origem apenas em 1905, aos 17 anos.
Foi na África do Sul que Pessoa foi educado, fazendo com que ele entrasse diretamente em contato com influências inglesas em sua formação, sendo Shakespeare e Edgar Allan Poe os primeiros autores que estudou e, posteriormente, chegou a traduzir as obras desses escritores para a língua portuguesa. Entre as quatro obras que publicou em vida, três foram em inglês e apenas uma em português, sendo essa, justamente, a epopeia "Mensagem".
E não tem como falar em Fernando Pessoa sem mencionar seus famosos heterônimos, personalidades literárias criadas por ele para assinar suas diferentes obras. Os heterônimos mais famosos de Pessoa foram Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Há outro, Bernardo Soares, considerado um semi-heterônimo, pois tinha características bem parecidas com as do próprio autor.
Principais obras do autor e de seus heterônimos:
-
Mensagem - Fernando Pessoa;
-
O Guardador de Rebanhos - Alberto Caeiro;
-
Livro do desassossego - Bernardo Soares;
-
Odes - Ricardo Reis;
-
Poesias - Álvaro de Campos.